A Saúde Coletiva

Baseada em princípios e práticas que priorizam a atenção à saúde e não à doença, destacando como fatores relevantes a vigilância da saúde a Inter relação dos determinantes sociais, econômicos, culturais e ambientes no processo saúde doença. Além disso. destacam-se os importantes papéis desempenhados pelas áreas da promoção e educação em saúde cujas atuações são vitais para a melhoria das condições de vida e saúde da população. No Brasil o acesso à saúde é "GRATUITO", pois sabemos que os impostos embutidos na economia em geral serão destinados à saúde pública. Em outros países não existem nenhum tipo de politica pública de saúde gratuita. Vemos que em alguns países a saúde pública nem está engatinhando ainda. Quem quiser utilizar saúde pública no exterior terá que utilizar a saúde pública privada, muitas vezes não são muito baratos. Quando você for fazer visitas familiares aqui no Brasil por exemplo, não será comum e raro você pedir os cartões de vacinação e perceber que não estão completados. Tem informações que começaremos a enxergar de verdade quando começarmos a entender a população e a comunidade em torno de você. Existem diversos programas na saúde coletiva e quem gerencia todas estas vigilância de saúde, ações e atendimentos é o SUS (Sistema Único de Saúde). São raríssimos vocês perceberem que para os profissionais da saúde os espaços de estágios em redes particulares são reduzidos e o SUS (Sistema Único de Saúde) pelo contrário é muito aberto e abrangente para os estudantes da saúde inclusive escolas publicas são recebidos pelo SUS para a educação. O SUS são campanhas, orientadores, são gestoras. A politica do SUS é uma politica de saúde espetacular a nível internacional. Uma politica altamente inclusiva, estabelecida e gestora. O que falta no SUS então Mohammed? Falta bons gestores.
As ações na área técnica
São os programas de atenção básica ampliada vem incluído as vacinas, ou curativos simples, distribuição medicamentosas, nível primário pela prefeitura. Na vigilância epidemiológica e de doenças transmissíveis são aquelas doenças que possuem por disseminação por exemplo: dengue e aedes egypti. A atenção à doenças crônico degenerativas são doenças como diabetes que pode ser considerado também uma pandemia. A tuberculose é uma pandemia silenciosa. O programa de imunização são as vacinas, a atenção ao HIV e as DSTs. Os programas atencionais à saúde das mulheres, crianças e idosos bem como a saúde bucal, portas de entradas para doenças mais graves como endocardites bacterianas e por fim infartos do miocárdio. O SUS tem muitas explanações e programas sociais.
Função Básica da Saúde Coletiva
1-Promoção da Saúde
É a preocupação que visa o conjunto de pessoas: a Comunidade.
Quando há pandemia a segurança pública acaba intervindo através de leis obrigando as pessoas a tererm cuidado com a comunidade.
2-Saúde/ Doença
Organização Social- Gêneros e classes, grupos e raças melhor qualidade de vida.
Não adianta falarmos em saúde em qualidade de vida com boa moradia, saúde, precauções de saúde, lazer. Quando você organizado socialmente e psicologicamente consegue melhoria de vida. Os homens tem exposição e doença é a porta de entrada contra os homens por sempre estarem sempre fragilizados e expostos.
O esquema apresenta a ideia de que a saúde e doença são manifestações das formas de viver em sociedade e não um acaso no destino das pessoas. Ilustra o conceito de que o processo saúde doença decorre da qualidade de vida das populações. as possibilidades de adoecimento e morte dependerão em ultima instancia de como se vive em sociedade sendo distintas em função da classe ou grupo social da cultura da raça da geração e do.
A qualidade de vida depende de cada um de nós e do nosso passado presente e futuro. Os jovens hoje no cigarro futuramente vemos problemas pulmonares por exemplo.
O artigo 196 da Constituição Federal de 1988 estabelece que: "A saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante politicas sociais e econômicos que visem à redução de risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
O SUS tem até UTI.
INAMPS só quem utilizava era somente os contribuintes da Previdência Social tinha que apresentar o carnê do INSS.
Não basta investimentos em apenas em serviços de saúde voltados a atender empiricamente as doenças e pacientes é necessário acrescentar ou aumentar os espaços para a promoção da saúde. A educação para a saúde é uma orientação e incentivar as pessoas a fazerem o correto. Um dos maiores exemplo é o simples. Quando eu Mohammed Haziz nos anos 90 e 2000 ao qual menciono que trabalhei como "vendedor ambulante" fazia este trabalho como uma renda extra para pagar os estudos do meu supletivo do ensino médio e trabalhava a noite de porteiro noturno em Moema SP num edifício e quantas e quantas vezes dentro dos trens da CPTM era também chamado de "Marreteiro", quantas e não raras vezes vi pessoas que pegavam nos corrimãos dos trens ou nas portas dos trens, e compravam minhas batatinhas fritas e dali mesmo abria-se o pacotinho e comiam. Ficava imaginando mesmo sem meu conhecimento técnico hoje tenho esta MACROVISÃO, o quanto fiz mal para as pessoas sem saber. Me sinto muito mal nisso, se pudesse voltar atrás orientaria da forma correta as pessoas a não comerem dentro do trem sem antes lavar as mãos. Imaginem falando em epidemiologia, ou microimunologia assim dizendo quantos espermatozoides, catarros, urinas, salivas e lágrimas as pessoas comeram sem contar os coliformes fecais? A educação independe de ser rico ou pobre é muito importante para a população.
"TCC-Pós Graduação sobre saúde coletiva e a educação promocional para as escolas e guardas mirins."
História da Saúde
Em 1977 a OMS propôs a seguinte meta: "Saúde para todos até o ano 2000". A Equidade são as condições de igualdade de oportunidade para o uso de recursos existentes com o objetivo de diminuir as consequências negativas associadas ao adoecimento, diferenciando o atendimento conforme sua complexidade. A I Conferencia Mundial de Promoção à Saúde ocorreu em 1986 na cidade de Ottawa no Canadá tornando se o principal referencial nesse campo e contribuindo para ampliar as discussões sobre os determinantes da saúde (fatores sociais, econômicos e ambientais) e as ações de promoção. Não é anormal ver ricos utilizarem o SUS. Servem para todos por isso equidade a todos.
A promoção de saúde foi conceituada como processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida saúde incluindo uma maior participação no controle deste processo. Não é só utilizar panfletinhos é importante ensinar a população sobre saúde politica.
população deixe ser apenas o alvo dos programas passando a assumir uma posição atuante na definição dos problemas a serem enfrentados. Amplia-se a concepção de saúde referindo-a aos seus determinantes e também a possibilidade de intervenções que extrapolam o setor saúde. O exemplo é as parteiras que fazem capacitação para humanização do SUS. Isso evita o sobrecarregamento dos cuidados em geral. Os campos de ações definidos na Carta de Ottawa documento elaborado nessa Conferencia incluem cinco eixos de atuação quais sejam a elaboração e implementação de politicas publicas mais saudáveis, criação de ambientes favoráveis a saúde, reforço para a ação comunitária, desenvolvimento de habilidades pessoais, reorientações dos sistemas e serviços de saúde.
Em 1988 na Conferencia de Adelaide na Austrália as discussões centraram-se no tema politicas publicas de saúde , reforçando o entendimento da saúde como direito humano fundamental e solido investimento social. Para o fortalecimento das politicas publicas de saúde foi evidenciada a necessidade de ampliar o interesse e a preocupação de diferentes setores no sentido de criar ambientes favoráveis a vida.
As ações intersetoriais
É a articulação entre os diferentes setores que executam politicas públicas para o planejamento conjunto dos problemas da população.
A 3ª Conferencia Internacional de Promoção a Saúde que aconteceu em 1991 em Sudsvall na Suécia contribuiu para a melhor caracterização do que vem a ser ambientes saudáveis. As discussões realizadas incorporam ao conceito de ambiente as dimensões sociais econômicas, politicas e culturais, além dos aspectos físicos e naturais. Ou seja, ambiente saudável é aquele isento de riscos de adentes de contaminação de esforço físico inadequado de exposição a situações de discriminação, violência ou injustiça.
Você não pode fazer uma ação epidemiológica ou protocolo sem a vigilância epidemiológica e agentes comunitários.
Em 1992 em Santa Fé na Colômbia foi realizada uma Conferencia Internacional de Promoção a Saúde com a participação de representantes de vários países latinos americanos onde foi discutido principalmente o conceito do novo campo de conhecimentos e praticas da promoção da saúde no contexto do continente latino americano. " Transformar as relações excludentes o desemprego o analfabetismo ou a escolarização insuficientes a falta de moradia conciliando interesses econômicos e propósitos sociais de bem estar social.
Como falar em pandemia ou doenças para as pessoas que estão desempregadas. Sem setor econômico não tem recurso para o SUS.
Em 1997 em Jacarta na Indonésia ocorreu a 4ª Conferencia Internacional de Promoção da Saúde. Foi a 1ª vez que um pais asiático com problemas básicos extremamente sérios nas áreas de educação, saúde e trabalho.
Em síntese é possível perceber que o nível de saúde de uma população depende da ação de diversos setores que atuam setores que executam politicas públicas.na sociedade sendo que o setor saúde é apenas um dentre eles. Se pretendermos alcançar melhores indicadores na área da saúde precisaremos desenvolver uma ação integrada com os demais. Não se faz saúde sozinho. O SUS é um conjunto.
Um sistema social e politico de saúde necessita ações educativas, gerenciais e econômicas.
Mohammed Haziz, Bacharel em Serviço Social (Unicesumar, 2023), Especialista em: Estudos Militares, Estudos Policiais, Direitos Humanos, Logística, Serviço Civil e Consciência de Gênero (Peace Operations Training Institute USA, 2013-até o momento), Jornalista Livre, Apresentador do Radiocast Programa Mohammed Haziz
FOLLOW US:
currículo lattes CNPq
Desenvolvimento e Revisão do conteúdo: AJL Elderly Care CNPJ 56.198.157/0001-28
_________________________________________________________________________________
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.