terça-feira, 13 de dezembro de 2022

3-Entrevista com Chico Barbosa sobre Diversidade nas Escolas.




Entrevista Pedagógica:
Data 25/09/2017 às 16:00hs
Local: Escola em Osasco-SP

Mohammed Haziz & Professor de Artes Plásticas Chico Barbosa sobre a Diversidade de Gênero nas Escolas.

(Mohammed Haziz): Professor quando o senhor foi formado, quando foi o tempo, os cursos que o senhor fez, que ano foi, a vida do senhor na parte pedagógica durante todos estes anos?
(Chico Brabosa): Resposta: Bom, eu me formei em artes plasticas e educação artística em 1984 eu comecei a trabalhar mas já era de comunicação na época. Então, eu trabalhava como professor de arte mas porque eu gosto de dar aula, para mim não era uma profissão na época, era uma missão que eu gosto até hoje. Eu fiquei por mais de 20 anos na comunicação como Diretor de Arte Propaganda e Publicidade e como Artista Plastico eu venho fazendo um trabalho paralelo desde sempre e não parei até hoje. Nao aprendi nada, mas até hoje eu não parei.(risos). E depois disso fiz pedagogia, fiz docência superior e fiz outros cursos que também não são superiores e eu tenho mais ou menos uns 32 cursos relativos a Arte, a Comunicação, Ilustração a Pintura, a Desenho. Tive o prazer em 1998 ganhar um premio de geografia junto com meu irmão que também ele era professor de geografia. Na época era professor nota 10. Em 2005 e mudou para educador nota 10, com o premio bumba meu boi, eu ganhei o premio arte na escola, Instituto Ioshi e o premio da Editora Abril Educador Nota 10. Em 2015 ganhei o premio de projeto de leitura como Professor Inovador como cotador de historias e leitura de historias infantis. Antes para mim a educação era uma atividade de turismo, assim eu fui lá lindo, tudo é bonito e você faz tudo com maior prazer. A partir do momento que sai da comunicações e fiquei só na educação agora eu gosto de dizer que sou um imigrante. Eu era um turista agora eu sou um Imigrante. Estas coisas são bem mais difíceis. Mas costumo dizer se eu faco bem como turista e faco bem como imigrante. Eu sou professor mediador do Estado, mediador escolar comunitário;
(Mohammed Haziz): Nossa! Que Bacana!
(Chico Brabosa): Resposta: Se você quiser já que está falando isso te dou um material prontinho que eu tenho power point que tem uma apresentação que vai matar a pau essa sua fala da questão do achego a criança que chamo de zona de vulnerabilidade social, só que é assim está bem colocado lá. Assim muito sucinto assim você pode usar a vontade o próprio power point até colocar lá e passar não tem movimento. É bem interessante é bem curto dá para você dar uma aula.
(Mohammed Haziz): Eu posso deixar meu e-mail com o senhor qualquer coisa eu passo por e-mail e é bem mais fácil né?
(Chico Barbosa): Porque assim vale a pena, porque se você vai fazer um bom trabalho é legal você está assim bem "municiado" e poder compartilhar o trabalho.
(Mohammed Haziz): Então professor se o senhor também tiver duvidas sobre direitos humanos tenho tudo de material, eu tenho vários blogs na internet.
(Chico Barbosa): Se você quiser me mandar alguma coisa de gênero eu estou muito interessado porque é uma coisa muito nova e a gente lida ainda com alguns sentimentos ruins aqui dentro da gente de vez enquanto faz com que a gente não saiba o que responder né, se a  gente falar mais a respeito vai liberar um pouco.
(Mohammed Haziz): Eu gostaria de saber o seguinte professor o principal de todos no trabalho, a solução, como que o professor deve se comportar numa relação entre  bullying entre um jovem que tem um problema de gênero como é que o senhor resolve uma situação dessa com uma criança que está com problema dentro da sala de aula?
(Chico Barbosa): Somos mediadores temos tantos problemas. O que que eu faco: Eu chamo os pais de cada um desse ou daquele a gente começa a conversar e começa a levantar questões que são, o que está faltando neles? Nesse e naquele. O que mais traz problemas para eles? Rapidamente se descobre que o/ou menino (a) que está praticando bullying com outro que é homossexual, este que pratica bullying sofre por ser pobre, ele sofre por algum outro motivo que ele tenha lá...
(Mohammed Haziz): Entendi, problema social agregado ao Bullying.
(Chico Barbosa): E ai ele esquece todo o problema que ele é ou está penalizado e ai este se coloca na posição do agressor para atacar o terceiro. (Ele perguntaria ao jovem agressor), Nao era melhor vocês se juntarem vocês e outros, japonês, vermelhos, os de bolinhas os listradinhos se juntar todo mundo para lutar contra os problemas que estão sofrendo no geral não ficar gente brigando entre um entre o outro.
(Chico Barbosa): Você sabe que isso funciona? Funciona! Porque ele percebe que ele está agredindo um, mas amanha ele será agredido por três: Em três questões outras que não quer mais.
(Mohammed Haziz): Talvez a questão do homossexual é uma só e da...
(Chico Barbosa): Contra ele tinha três!
(Mohammed Haziz): Entendi!
(Chico Barbosa): Dai ele começa a olhar não mais como agressor mas como parte dos agredidos dos afetados.
(Mohammed Haziz): Certo.
(Chico Barbosa): Ele percebe que melhor que agredir um colega ele se juntar para se defender dos demais.
(Mohammed Haziz): Como tratar esta garotada? Tratar estes por igual com respeito fazendo com que essa criança respeite uns aos outros, é o minimo, é minimo é a Cidadania. É isso que ensino na Guarda Mirim, Cidadania para garotada. A menina e o menino estão fardado aqui, vocês vão ser o que são aqui, lá fora, a vida de vocês é de cada um. A gente fala assim para a criança. Nao estou errado.
(Chico Barbosa): É assim, você gostando ou não, aprovando ou não, concordando ou não, você deve respeitar o outro.E qual o respeito? O mesmo que ele acredita que deve a você.
(Mohammed Haziz): Nós vamos pegar muito eu tenho quase certeza disso, e esteja preparado, muçulmano e muçulmana dentro da sala de aula. A menina com veuzinho (hijab), imagine o que vai acontecer quando um menino começar: "Ah, menina bomba!" "E você com essa bolsa bomba!", ou "Batom bomba", (Professora ouvinte diz: é!), Imaginem o que essa criança vai passar? (Professora ouvinte, ...vai passar!), então vai ter que chamar os alunos ou ensinar os alunos no começo na primeira serie já ensinar a garotada à respeitar uns aos outros,(professora ouvinte: Diversidade né?), respeitar uns aos outros, ponto final! Aquela da cartilha lá eu sou contra isso eu te falo.
(Chico Barbosa): São apresentações de power point. Acho que tenho dela aqui.
(Mohammed Haziz): Sou totalmente contra. Por exemplo: o filho dela é crista (da Professora ouvinte), vai ver, ué! menino com menino, menina com menina. Eu acho que se a criança vai ser ou não, quando ela crescer ela vai decidir o que ela quer ser e não incentivar desde criança. Nesta parte eu sou contra.Se ela já é, cabe aos pais conversar com ela. se aceitam ou não. Mas as decisões acabam sendo desta criança quando crescer.
(Chico Barbosa): Quando chegar nesta discussão, você diz: Olha, vamos fazer o seguinte: você segue do jeito que você quer ou do jeito que seus pais te orientam e a gente vai tratar normalmente com respeito.
(Mohammed Haziz): Um respeitar o outro, ponto! Pelo menos a aula vai fluir normalmente.E não vai ter discussão. Tem muitos professores não sabe lhe dar com a situação e acaba discutindo com o aluno ou com os outros alunos. Os outros alunos podem dizer para o professor: Para! de Brigar com ela(e)! ,Outro engraçadinho diz: mas ele é !@#$% professor! Os outros vai defender o agressor, e ai começa tudo de novo, uma situação sem controle de circulo vicioso. Imagina o descontrole e a situação generalizada.
(Chico Barbosa): Então, é assim, respeitar a diferença, se a gente não der conta, olha, vamos parar discutir e passar para outra situação, vamos discutir o direito de todos e não de um ou outro...
(Mohammed Haziz): Boa professor, boa!
(Chico Barbosa): Quando se discutiu, todos se preservam, todos se controlam,entendeu? Vamos discutir, então os alunos dizem que querem discutir, o professor diz: então vamos falar de opinião e tal. Opinião é aquela coisa que te dou mas você não é obrigado a aceitar. Você tem que considerar. Eu vi o que você falou e não concordo, vou dar porrada e você, Nao! Eu não concordo com a opinião, mas respeito. Ou, não concordo, mas acho que não estou entendendo ainda, eu preciso de mais informação para poder digerir isso melhor e se eu conseguir entender melhor eu volto a discutir.
(Mohammed Haziz): Entendi.
(Chico Barbosa): É isso.
(Mohammed Haziz): O professor também não pode ser aquele jeito estilo pinkfloidiano.
(Chico Barbosa): É o The Wall
(Mohammed Haziz): É eu falei isso ainda ontem no meu blog.
(Chico Barbosa): Eu gosto pra caramba daquele filme, pink floyd mas aquilo lá...
(Mohammed Haziz): Mostra um lado de ditadura do professor. Você faz e fica calado! O aluno não tem direito de pensar. (professora ouvinte, diz: é verdade!).
(Chico Barbosa): Só que não é nem 8 ou 80! Tem horas que é assim e tem horas que é assado. Numa situação normal eu costumo a dizer ou eu pago ou não chego aonde eu quero. Então vou ter que passar por este pedágio, os desencontros que a gente encontra que se depara por exemplo os professores que eles não gosta, os colegas que sacaneiam a gente, a escola que tem alguns problemas, mas eu tenho que olhar aquilo como um pedágio, eu vou ter que passar por ali, se eu tiver que passar em outro lugar e não preciso passar por ali,eu não pago mais aquele pedágio. Mas isso não faz a pessoa se sentir consolada. Nao, não é fazer a pessoa consolada, é você não matar uma pessoa, sem precisar matar uma pessoa. Se você não tem o gosto de sofrer o bastante a ponto de não fazer o mal. Nao precisa ser no momento para eliminar o problema, pode ser mais na frente. Se você quiser a fala da mediação que te falei eu te mando e se em cima dela tiver um questionamento eu te respondo. Eu acho que vai fechar bem legal no que você quer. Eu tentei dar uma olhada, eu tenho aqui sobre Gestão Democrática. Eu tenho uma aqui de escola de qualidade. Nao é ensino superior sem uma base democrática no ensino da educação básica.
(Mohammed Haziz): Nao é aquela conhecida no passado como antidemocrático. Por que? Porque você só tinha que ouvir e não podia falar nada.
(Chico Barbosa): É exatamente!
(Mohammed Haziz): Hoje a criança tem que pensar! (Professora ouvinte: Tem que pensar, com certeza!), Você coloca a matéria lá, mas questione: Por que isso? Por que aquilo? filosofar, filosofar e filosofar até cansar!
(Chico Barbosa): Exatamente! Olha que legal esse aqui: "Alienação e conhecimento dos instrumentos indispensáveis ao domínio do meio sócio cultural pode levar uma grande parcela da população a marginalização. Ou seja a pobreza...dentro destes instrumentos destacamos o primeiro nível a leitura e escrita e nível mais avançado a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico. A leitura compreendida no seu sentido latus maior é sobretudo de caráter plural e dialógico constitui-se um poderoso processo instrumento no processo de produção do conhecimento, Por que? Propõe possibilitar o contato do leitor com diferentes formas de vivenciar e compreender o mundo e a formação de leitores emergem como prioridade como um grande desafio da educação." E o leitor que fala aqui,não é só o leitor de texto é de todo mundo. Então assim, está falando aqui das diversidades. Exemplo se eu sou palmeirense, mas vejo corintiano, são paulino, santista, mas convivo com eles normalmente porque eles são pessoas. Antes de eu ser um rival no futebol antes somos pessoas. Como tenho uma compreensão de lhe dar com todos, por que? Minha capacidade de ver o mundo é outra. O mundo tem aquela frase: "Quanto mais afastado da sua razão de ser humano que é o raciocínio, mais bestial você se torna". O que é uma besta? é a fera, besta, o ignorante. Frases assim com esse negocio da mediação você vai ver o mundo melhor. Você pode mexer, citar a fonte, pode colocar ou corroborar no que eu disse. Se você quiser contradizer, mas contradiga com argumentação. Nao é assim, não gostei, não vou mais brincar!
(Mohammed Haziz): Tem que ter um argumento, quando você tem uma frase: Eu gosto de bolinha. Tá, mas ai você tem que explicar: Por que você gosta de bolinha? Eu gosto de bolinha porque... tem de vidro, tem de ferro, é o modo de falar.
(Chico Barbosa): Sim!
(Mohammed Haziz): Se você não souber explicar, só falar não sei, gostei, eu já  vi muitos fóruns assim, porque nem gosto de participar de fórum de faculdade é assim: Ah! Que legal!, Excelente!, Meu, isso precisamos de colocação!
(Chico Barbosa): Sim! Em arte você entra no Fórum para discutir uma condição estética filosófica, é terrível,Ai que lindo!,Amei! (risos)., não é isso!
(Mohammed Haziz): Curtiu! (risos).
(Mohammed Haziz):Tem problemas que é aquela coisa: Temos a escola, tenho 50 alunos lá, 20 alunos são filhinho de papai e 30 alunos são pobres. Mas estes 20 vai pro Shopping, Teatro, etc. Os outros 30 nem condição de pagar condução tem. A garotada dos 20 tem uma flexibilidade de conhecimento maior que aquelas 30 nem condições de pegar um ônibus.
(Chico Barbosa): Tenho uma fundamentação teórica para matar essa sua fala. Vou destruir essa sua fala.
(Mohammed Haziz): O que eu penso, me parece, o que parece,as pessoas dizem que são pobres coitadinho tal, aqueles outros que tem o conhecimento chega até o ensino médio. Brasil né? E os que estão ou não tem o conhecimento ficam largado, por que? Um outro professor vira e fala assim: Mas o joazinho lá não tá nem ai a família dele é toda desorganizada, deixa esse menino pra lá, é mais ou menos assim que funciona. (Professora ouvinte: Exatamente!), E a diretora diz: Nao, faz a sua parte dá a sua aula e deixa ele pra lá.
(Chico Barbosa): No final do ano a gente passa ele.
(Mohammed Haziz) : O filhinho de papai vai pra universidade e entra: Brasil! E o outro fica para traz.
(Chico Barbosa): Então ai tem uma fala do Manguel, que é um argentino incrível, a entrevista dele chama-se ler é poder. A jornalista pergunta para ele assim: Dr. Manguel, o sr.acha que os recursos básicos para a educação e a formação do ensino básico são fundamentais para a pessoa humana. Se é não é tao caro é não tao caro por que não dá certo? resposta: sabe por que não dá certo? Porque as pessoas que teriam que fazer dar certo, não tem interesse porque as pessoas querem se manter no poder, eles querem se preservar no poder. Se eles deixarem o povo crescer e aprender, gente como eles não vai conseguir chegar lá, eles não são capazes de chegar no mérito ou na capacidade. Jornalista questiona: Então, mas isso é um grande mal para sociedade e essa cultura que o povo não tem, o governo acaba fazendo tudo contra eles, não aposta neles, pro Brasil né? O pior mal que pode fazer para uma nação pois o filhinho de papai que está no poder não gosta de cultura por escolha.
(Mohammed Haziz): questiona: Nao, mas o jovem que os pais preparam estes jovens os filhinhos de papai, preparam eles para serem um cidadão consumista, cidadão de poder, cidadão que ele vai ser o presidente da empresa do pai dele, o diretor da empresa do pai dele, os outros lá trás os coleguinhas dele vai ser empregado dele. (Professora ouvinte diz: Exatamente!).
(Chico Barbosa): O Manguel diz assim: Tem o povo que detêm a ignorância que é mal para o país. Mas o pior que a ignorância do povo é a ignorância consentida. Olha o que ele diz: Você estudou! Por que você está fazendo isso  cara! Eu faco porque eu quero. Ele estudou tudo isso, filosofia, tudo, mas ele sabe que a religião matou em nome de Deus,para ele é comodo isso.
(Mohammed Haziz): Encerra, meu e-mail, meu watsapp.

Palavras e Pensamentos Finais de Mohammed Haziz:
"Todos nós como futuros professores devemos respeitar a todos independente de raça, gênero,crença religiosa, cor da pele, ou situação social. Nós como futuro professores devemos tentar explicar e ensinar o que é cidadania desde a escolinha pré maternal. Ensinar a respeitar a todos e serem educados desde o Professor até Merendeira na Escola e ensinar as crianças dizerem; bom dia, obrigado, senhor(a). Ensinar a criança quando entrar na sala de aula, pedir licença professor(a). Ensinar principalmente a respeitar todas as diferenças tratar todos na sala de aula como coleguinhas ou amiguinhos. 
A proposta da declaração das Nações Unidas sobre orientação sexual e identidade de gênero é uma iniciativa holandesa e francesa, apoiada pela União Europeia e apresentada à Assembléia Geral da ONU em 18 de dezembro de 2008. A declaração, originalmente destinada para ser adotada como resolução, provocou outra declaração em sentido oposto promovida pela Liga Árabe. Ambas as declarações permaneceram abertas para assinaturas e nenhuma delas foi oficialmente adotada pela Assembléia Geral da ONU. 
A declaração proposta inclui uma condenação a violência, assédio, discriminação, exclusão, estigmatização e preconceito baseado em orientação sexual e identidade de gênero. Inclui também a condenação de assassinatos e execuções, tortura, detenção arbitrária e a privação de direitos econômicos, sociais e culturais, por essas razões. 
A idéia que foi oposta pela Liga Árabe foi justamente o qual a União Europeia-U.E queriam excluir a definição: "Pai e Mãe", sendo chamado agora de Genitor 1 e Genitor 2. Ou seja utilizam agora a Ideologia de Gênero. Em documentos oficiais no Brasil por exemplo já estão utilizando no campo de preenchimento no lugar de "Pai"e "Mãe" agora é "Genitor 1" e "Genitor 2" e isso vai repercutir também nas futuras certidões de nascimento de nossos filhos. Se nós parássemos e pensássemos: Genitor 1 "João", e Genitor 2 "Marcos" ou Genitor 1 "Maria" e Genitor 2 "Francisca", obviamente não tem como ambos serem genitores daquele filho (a) (adotivo). 
Se deixassem nos seguintes documentos ou registros de nascimentos: "Pai"- "Pai" ou "Mãe"- "Mãe"seria  na minha opinião menos agressivo. Por que? 
A Ideologia de gênero sem perceber está destruindo indiretamente a Família Tradicional "Pai e Mãe". Eu pessoalmente nada contra os homoafetivos, porém aos poucos sutilmente está se ideologizando indiretamente o Extermínio da "Família Tradicional". Acredito que a maioria dos homoafetivos tenham pai e mãe,e não apoiam este tipo de modelo, pois se eles existem, foram gerados pelo código genético XX e XY. 
Esta é minha opinião. E a sua? Qual é?
O que eu defendo aqui é apenas o Respeito e a Dignidade das crianças de diversidades em geral nas Escolas,pois nas escolas estas crianças são alunos da Escola tal e não apenas o religioso tal, o homoafetivo tal, o de pele cor tal, o de classe social tal, pois todos são iguais perante a lei conforme a Carta Magna e também para que sejam protegidas a integridade física e moral destes jovens, pois por exemplo pela causa de "erros de ideologias de gênero e leis erradas", nós como futuros professores vamos ter muitos problemas de bullyings nas Escolas devido a ignorância das pessoas. E a vitima sempre serão as crianças por erros de decisões não pensadas corretamente de legisladores. A criança homoafetiva vai ter dois problemas e sofrimentos no final das contas. Muitas vezes a não aceitação na própria família ou/ e na escola. Muito difícil esta situação ao meu ver a estas novas classes de juventudes chamadas de homoafetivos(as). Não estou falando aqui de religião alguma, estou falando das futuras bullyings nas escolas que estes jovens muitas vezes poderão ou já sofrem nas escolas por causa destes tipos de "erros de leis"e o incentivo da destruição indireta e sutil da palavra "Família (Pai e Mãe)."
Waleikum Assalam à Todos







Biografia de Mohammed Haziz: Estudante de Pedagogia, Pesquisador Educacional na Empresa Juvenile World Academy, Educador de Guardas Mirins do Brasil (Juvenile General Commander)-Peace Operations Training Institute-USA,  Especialista nas áreas Militar, Direitos Humanos, Policiais, Logística Humanitária, Consciência de Gênero e Serviços Sociais, Jornalista, Profissional de Segurança Privada, Escritor de Diversos Blogs, Kd Frases & UOL Pensamentos.



Mini Autobiografia do Professor Chico Barbosa:


(Imagens: Professor Chico Barbosa)

Faculdade de Belas Artes de São Paulo, FEBASP, São Paulo, Brasil.
Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo



Artes Plásticas. Artes Visuais, Comunicação (publicidade), Arte educação

1978-1986-Desenhista de Publicações - Depto. de Comunicação Visual e Depto. Publicações do IPT- Instituto Pesquisas Tecnológicas - 
1986/1989-Diretor de arte e ilustrador - Depto. Criação Claudia – Direção de Arte - Editora Abril - 
1990-Chefe de estúdio Agência JVA- Sgarbi Propaganda
1990/1991-Diretor de arte - Agência - Eska Propaganda - 
1991/1993-Proprietário, - Jornal Folha das Thermas, de Águas de Lindóia - 
1993/1994-Assistente de arte e ilustrador - Agência Direct - Marketing Direto, da Ogilvy & Mather - 
1994/1997-Chefe de Arte e Diretor de Arte - House da Editora Nova Cultural- 
1997/ 1998-Designer de Capas - Criação, ilustração e produção de capas para livros - Edições Paulinas - 
2000-Consultor de comunicação terceiro setor – SOABEM e outras – Barueri - 
(Jan-Março/2001)-Diagramador de livros - B. Box-Design Gráfico e Editora. PROGEST, CONSED. 
Diretor de Arte - Editora Abril - Depto. Promoção e Propaganda Revistas Semanais Femininas;
Fev/2001-Free lancer 

Assista a alguns dos vídeos citados no canal Chicobarbosa 25 do youtube.

Prêmios em trabalho com projetos:

• Prêmio Professor Nota 10, FVC 1998. “O processo e as conseqüências da Industrialização. Parceria com outro professor”.
• Finalista Prêmio Escola Cidadã 2005 ( Finalista) do Instituto Arte na Escola – “Bumba-meu-boi” – Projeto de Trabalho Viver com Arte.
• Prêmio Educador Nota 10, ( Finalista) da Fundação Victor Civita. Nova Escola, 2005 – “Bumba-meu-boi” – Projeto de Trabalho Viver com Arte.
• Prêmio por Projeto Editorial e gráfico. “Revista do Jornaleiro” – DINAP /ABRIL. 1998. 

Alguns projetos para livros infantojuvenis.


Biografia Completa do Professor Chico Barbosa:

Formação:
• Educação Artística / Artes plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo – FEBASP;
• Pedagogia – Licenciatura Plena – FACESPI.
• Curso de Fundamentos da Mediação Comunitária – ENAM – SRJ/MJ, 2015
• Curso Introdução aos Direitos Humanos e ECA para Educadores, EFAP, 2015
• Curso Mediação Escolar e Comunitária, EFAP, 2012
• Mediação Arte/Público e Novas mídias – UNESP/IA-SP (Aluno Ouvinte).

                        Atuação Profissional                         
Educação:
• Desde 2003: Professor Efetivo. Readaptado desde 2009, na EMEF Gal. Antonio de Sampaio – Projeto de Leitura e Narração de Histórias, atualmente conduzindo o Projeto Baú de Histórias - PRÊMIO PROFESSOR INOVADOR OSASCO 2015 – Em fase de Aposentadoria Há quase dois anos.
• Desde 2004, Professor Efetivo na EE Dep. Derville Allegretti. Destaque para trabalho da Agenda 21 – Projeto e Videoarte: Tietê, o rio que nasce, morre e ressucita, 2004. Concomitante com a Rede Municipal de Osasco. Readaptado em 2009, como Professor Mediador Escolar e Comunitário com o Projeto Cine Clube Derville.
Presente na Rede Estadual em 1993 e entre 2000 e 2003 como categoria “F”, além de escolas particulares desde 1985.
 • Professor em Arte-Educação (EMEF Benedicto Weschenfelder – Município de Osasco desde 2003, Efetivo desde 2004 – Destaque para Projeto de Leitura – Baú de Histórias – desde 2009.
• Professor no Ensino de Graduação: jornalismo – Jornal Laboratório 2000 a 2002 – Uni Sant’Anna
Capacitação de professores e criação de cursos de extensão
(Dentre outros, no Centro de Formação da Secretaria de Educação de Osasco)
• Professor em cursos de Aproveitamento em Arte (Resolução II), incluindo oficinas em arte educação. Desde 2007.
• Criador e Consultor de 12 cursos de extensão para formação continuada em Arte e Cultura.
 Premiações
• 2015. Prêmio Professor Inovador Osasco 2015 – Projeto o Prazer de ler faz aprender – Baú de Histórias. EMEF Gal. Antonio de Sampaio.
• 2005. Prêmios Educador Nota 10, da Revista Escola, da Editora Abril com o “Projeto Bumba-meu Boi”. Finalista.
• 2005. Prêmio Escola Cidadã do Instituto Ioschpe, com o “Projeto Bumba-meu Boi”. Finalista.
•1998. I Prêmio Professor Nota 10 –“Projeto: As Consequencias da Industrialização.
Atuação em Comunicação Social e Artes Plásticas
 Editoração (Criação, produção e redação editorial (Edição de livros, jornais e revistas)
 Publicidade (Criação, Direção de Arte e Redação Publicitária); Ilustração, desenho gráfico e editoração desktop desde 1978; Instituto de pesquisas Tecnológicas – IPT; Editora Abril; Eska Propaganda, Stantandard Ogilvy & Mather, Editora Nova Cultural e outras;
• Artes Plásticas (Artes Visuais, Audiovisuais, Videoarte e curta-metragem);
• Direção e Edição (Proprietário) Jornal Folha das Thermas, de Águas de Lindóia-SP, 2000 a 2003;
Ação Social:
• Consultoria de comunicação e Criação de projetos de democratização cultural e social.
• Exposição de Trabalhos de Arte na escola e Criação da Campanha de divulgação da Semana da Educação de Osasco, 2005.
• Consultor de projetos de democratização cultural. “Vem pra Arte você também, para a Caixa Federal de Águas de Lindóia
Produção Editorial e Literatura
Produtor como autor e editor de publicações, livros, jornais, revistas, textos, poemas e artigos, dentre os quais, alguns destaques:
BARBOSA, Chico (Org.). O processo e as Conseqüências da industrialização, de projeto com Cal Barbosa. Carapicuíba: V&B - Editores, 2007. v. 1, 72 p. (Organizador, editor, escritor e produtor gráfico). Detentor do I Prêmio Professor Nota 10, FVC 1998.
BARBOSA, Chico. O dia em que a árvore julgou o homem.  Projeto para livro infantil – Tema;   ecologia. 2005.
BARBOSA, Chico Barbosa e FIRMINO, Alexsandro. Pedro e a Caverna - Releitura do Mito da Caverna  para crianças., 2005.
(Projeto para livro infantil).
BARBOSA, Chico. Relato de experiências com projeto em sala de aula.  Projeto em desenvolvimento para livro de experiências com projeto em sala de aula. Sem editora:, 2005.
BARBOSA, Chico. Cartilha Autoridades Mirins. Barueri SP: Consultor, 1999.
BARBOSA, Chico. Jornal Folha das Thermas.  Águas de Lindóia-SP: Veríssimo e Barbosa, 1992

BARBOSA, Chico. Vem pras Artes você também. Projeto Artístico/Cultural – Águas de Lindóia-SP. Caixa Federal, 1992.    
Waleikum Assalam Wa Ramatullahi Wa Barakatuhu!
"Que a Paz e as Bençãos de Deus estejam Convosco!"

Visitem também:

Mini-Autobiografia de Mohammed Haziz



Biografia de Mohammed Haziz: Graduando em Serviço Social pela Unicesumar-PR, Pesquisador Educacional na Empresa Juvenile World Academy, Educador de Guardas Mirins do Brasil (Juvenile General Commander)-Peace Operations Training Institute-USA,  (Especialista nas áreas: Militar e Serviço Civil), Jornalista, Profissional de Segurança Privada, Escritor de Diversos Blogs, Kd Frases & Pensador.







  




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FALANDO DE EDUCAÇÃO COM MOHAMMED HAZIZ


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Escrito por Mohammed Haziz
Desenvolvimento do conteúdo: Juvenile World Academy-JWA
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