terça-feira, 13 de dezembro de 2022

2-A Sociologia na Educação e nas Escolas Públicas:


Escrito por:
Mohammed Haziz   


(Photo: Mohammed Haziz)

A Escola Como Instituição Social

Que a Paz e as Bençãos de Deus estejam com todos!

Possuem 3 funções:

A primeira é de socialização.- Preparar o individuo para a vida em sociedade. Ideia Émile Durkhaim, ele via a escola como preparar o aluno para a vida adulta. Associações religiosas tem essa mesma função. Cultural= repassar para o aluno, simbolo, valores, crenças. Como o aluno é biológico, após aprender ele se torna histórico.
Seletiva= Separar os alunos dos bons rendimentos com alunos com os sem rendimentos escolar. No mercado de trabalho, quando eu era criança ouvíamos quem não estuda puxa carrocinha! Dizia minha tia.
Os alunos sem rendimentos são desmotivados ao longo do percurso pode minar um aluno bom no futuro. Contra os ideias inclusão. Examinar com provas ao invés de avaliar o aluno. 

Reprodutivismo Social- A sociedade capitalista temos um sentimento de justiça desigual.
Sociedade injusta e desigual causados e reproduzidos dentro da escola. Como isso se reproduz dentro da escola? A escola passa a ser reprodutivista toda cultura da classe dominante. ideologias, valores,conceitos. Se eu por exemplo vou ensinar uma aluno com matemática e tenho 50 alunos e tenho 20 deles que tem vida social alta com uma super bagagem de idiomas, Arte, história, geografia, participam de arte, cultura nos shoppings e teatros públicos. Aqueles alunos sem condições de sequer saírem de casa serão prejudicados. Quem está num grau superior vão aprender mais ou sabem (Função seletiva). Aqueles que não conseguem serão esquecidos (Reprodução da desigualdade e injustiça). Quando eu trato meus alunos da mesma forma e levo para dentro da escola a cultura dominante estou reproduzindo a desigualdade. A escola da sociedade capitalista tem caráter antidemocrático. Por que caráter antidemocrático?
Por que esta quer formar um individuo não pensante, dócil e operário. Simon diz: Faça sem opinar!
A grande contradição do desafio da escola. Hoje a escola tem que formar o educando transformando emancipando e libertando o aluno ou que tenha autonomia. Liberdade para tudo em relação social. As propostas curriculares as diretrizes curriculares nacionais ou DCNs. A escola é vinculada ao capitalismo e tem a produção de produzir a mão de obra ou trabalhador submisso (segue o capitalismo da classe dominante) e se torna mais um alienado.
A escola enquanto local é um espaço de aprendizado ou seja apenas uma escola de conteúdos. Nao é um espaço de novos ambientes, é um espaço tradicional e disciplinar. A escola em forma ambiente é um espaço transformador e cria experiencias e traz o espaço da educação libertadora e emancipadora. Enquanto ambiente para cumprir a função social, quando administrado burocrático excessiva. Todos devem participar democraticamente, tem que deixar as diversidades e inclusão comunitária em todos os trabalhos. A escola enquanto ambiente traz experiencia. Escola em forma espaço é conteudistas apenas. Função compensatória da escola exemplo: A escola sozinha não é capaz de eliminar a desigualdade e a injustiça social. Mas a escola é capaz de compensar as dificuldades individuais. Bom como ela faz isso? Resposta: Oferecer uma educação de qualidade, ué! Agora me perguntam: O que é uma educação de qualidade? Resposta: Existem diferenças de ritmo, cultura, religião, gênero,etc. A escola é fundamental para uma criança mesmo desorientada e se dizendo desestruturada familiarmente falando. A escola tem que seguir a logica da diversidade. A reconstrução do conhecimento e da experiencia. Exemplo: O meu aluno da Guarda Mirim possuem experiencias a ter uma critica da realidade ou conservar ideologias sem base solida, ou ideologias fragmentadas ou seja uma bagagem inicial. A criança precisa ter uma visão critica da sociedade. A vertente fragmentada, a escola entra com criticidade e autonomia. O aluno está tendo ideologia errada pela internet, mídia e televisão contaminante do Simon diz: Faz!  Nao pense!. A escola tem a função de mediar ou seja o educadores e professores são mediadores na realidade e conhecimento social. Existe o projeto politico pedagógico e projeto de ensino do professor.

A Minha Opinião sobre Desigualdade nas Escolas Públicas:

"É fundamental a linguagem da língua escrita. O alicerce é construído desde o ensino infantil na educação institucionalizada e não somente educação familiar. A criança entra no mundo da escrita, num contexto letrado se não letrado mas onde tiver escrita ela vê. Informal e ametódica. A família deve metodizar ou sistematizar para acompanhar a criança. Aprendizagem e Alfabetizar e mesmo formados com curso superior sentem que não estão preparados para educar em sala de aula na prática. Tem que aliar a prática com a teoria e a teoria com a prática ou trabalho de troca permanente. As condições de trabalhos de muitos professores são precárias. Os Salários baixos. Exemplo quando vemos Congressos de Pedagogia estão sempre lotados vendo a importância e o interesse dos Professores na intuição de querer aprender e ensinar. Para reduzir a desigualdade nas escolas públicas, deve sim mudar as mentalidades de achar que o pouco que se faz acham suficientes. As crianças que chegam no ensino médio são peneirados. A vitimização de pobreza não é desculpa de não saber. Cabe a escola dar a bagagem a estes alunos pobres. A mãe e o pai não tem culpa de serem analfabetos, uma questão da estrutura social do país. Como devemos perceber as manifestações de desigualdade: O Conceito deve mostrar que todos tem a capacidade de aprender. Construir igualdade dentro da desigualdade não é fácil, mas não impossível, porem um puro desafio. Não é uma Missão Impossível! Existem crianças analfabetas funcionais. Mas existem crianças nas grandes cidades que c com 8 anos de idade não sabem escrever ou compreender os pequenos textos. Existem sim as desigualdades regionais. Norte e Nordeste a maioria não sabem ler e escrever. No sul e Sudeste a maioria sabem escrever e ler. A escola é capaz de transformar a desigualdade social em igualdade social."

A escola pública deverá ser reprodutor ou transformador? Qual é o valor social do diploma hoje? 

Os diplomas na minha opinião acabam causando a desigualdade social dentro das escolas ou seja possui um peso dentro da posição numa sociedade. Estender as escolas não quer dizer que vai diminuir a desigualdade social. O sistema igualitário individualizam as pedagogias de modo homogenia da formação que não seja de forma marginalizar aquelas que não aprendem. Poucos empregos vai exigir diplomas. Diploma tem valor fortíssimo e isso incidem nas desigualdades sociais. As elites vão ter prioridade nos bons empregos numa educação reprodutora. As redes igualitárias são menos reprodutivas e mais igualitárias. Existem a heterogeneidade e aprendizado dos estudantes. Nestas sociedades com diploma e rígida os pais de uma classe pobre vai refletir nos filhos. E a elite e os diplomados ficam a espera dessa mão de obra não qualificada ou melhor, não pensante, somente mão de obra. Os pensantes são estes filhos das escolas reprodutoras desta classe dominante na qual serão futuros doutores da vida, os grandes diretores de empresas e presidentes ou empresários, mas estes nunca serão mão de obras de empresas mas sempre serão mãos de obras das elites governamentais.

Waleikum Assalam Wa Ramatullahi Wa Barakatuhu!
"Que a Paz e as Bençãos de Deus estejam Convosco!"

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Mini-Autobiografia de Mohammed Haziz



Biografia de Mohammed Haziz: Graduando em Serviço Social pela Unicesumar-PR, Pesquisador Educacional na Empresa Juvenile World Academy, Educador de Guardas Mirins do Brasil (Juvenile General Commander)-Peace Operations Training Institute-USA,  (Especialista nas áreas: Militar e Serviço Civil), Jornalista, Profissional de Segurança Privada, Escritor de Diversos Blogs, Kd Frases & Pensador.







  




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Escrito por Mohammed Haziz
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