terça-feira, 13 de dezembro de 2022

O Serviço Social "Laico" e a Ética Profissional

 

O Serviço Social

O Laicismo x Ética Profissional

 

          Pessoal, tudo bem? Assalamu Waleikum! Que a Paz e as bênçãos de Deus estejam convosco.

(Essa é uma saudação islâmica onde todo mulçumano cumprimenta as pessoas num tipo de relação jovial e amistosa de forma amigável e acolhedora diante de Deus Único).

Sabemos que o Serviço Social é Laico e Pluralista e assim devemos continuar. Religião e assuntos religiosos em qualquer tipo de trabalho deve ficar somente em nossas particularidades e sempre deixo para que aqueles queiram saber da religião procurem as mesquitas pois existem Sheiks religiosos formados em teologia islâmica (duração de 5 anos em Universidades Islâmicas) e são pessoas qualificadíssimas para falar de religião. Nós muçulmanos em serviço somente respondemos aquilo que perguntam o básico e simples e informações mais completas sugerimos que procurem informações em livros oficiais islâmicos ou mesmo site oficial como a CDIAL no Brasil. Em trabalho ou serviço seja qual for não dá para ficar falando de religião. Quando estamos no Trabalho seja qual for precisamos estar focados no trabalho para seguir o andamento corriqueiro. (Mohammed Haziz,2021).

                   Sabendo que nos países árabes e não árabes maioria muçulmana ou não, fazemos um dos pilares do Islam: as orações diárias (5x ao dia). Mas será que todo serviço num mundo ocidental dá para parar o serviço e ir fazer oração em local apropriado e limpo? Exemplo: Um vigilante de banco: Está numa porta giratória atendendo o cliente e de repente deu o horário da oração. Ele vai deixar ou abandonar os clientes cristãos, falar que com eles que vai orar e depois retorna? Não tem cobertura para tal? 

         Então o ideal é este profissional continuar seu trabalho normalmente e quando tiver o seu tempo disponível, livre e sim em local adequado reservado e procedimentos de limpeza fazer sua oração sem interferir o trabalho. Se atrasar as orações pode fazer em casa quando chegar de serviço. Deus é facilidade e não dificuldade. E apostasia ou ficar fazendo sermão na rua ou pregar em público é Haram (ilegal ou pecado). Porque cada um tem sua crença e deve ser respeitada. Cada religião tem sua crença, história, teologia e somente religiosos formados para dizer sobre as religiões, mas em seus templos de oração. Eu mesmo já trabalhei com umbandista, maçom, judeu, católico e espírita numa mesma equipe de segurança em SP. (Mohammed Haziz,2021).

                    Já teve casos de eu ter que fazer mediação de conflitos entre colegas de mesma vertente religiosa entre um católico e evangélico porque um achava que o ponto de ligação era pecado e outro não, quase brigando mesmo, gritando ou falando alto, enfim.

             Eu e um colega que era maçom tentamos mediar o conflito na conversa, tranquilizando-os a acalmar os ânimos de ambos. Mas nem todo tipo de cristãos ou de outras religiões são assim. Muitos são educados, reservados e respeitosos. Não podemos generalizar. Isso é do próprio ser humano mesmo. Enfim, devemos sempre respeitar a laicidade e pluralismo. 

                Eu conheci muitas pessoas de gênero altamente educados, alegres e reservados respeitando a equipe e a mim também. Questões geopolíticas ou conflitos externos sempre conversávamos fora de serviço pois política é que nem futebol e religião.  

          Se fundamentar ou ser fundamentalista em defender sua crença, seu time, seu partido sempre vão sair brigas e conflitos. Veja: Estamos num país "Laico" pois a maioria cristã. Será que todas as pessoas sabem o que é Laicidade? Quando você dá uma sugestão ou uma ideia de costume como acréscimo e não uma diminuição do que já existe, as pessoas pejoram: O Brasil é Laico! Eu digo: Eu sei! (Mohammed Haziz,2021).

                   O Estado Laico é representado pela separação entre Estado e Igreja. Os interesses religiosos não interferem na política.                

 O Estado garante a liberdade religiosa aos seus cidadãos. Independentemente de suas escolhas religiosas, as pessoas são tratadas de forma igual. Os Estados Laicos, que não sofrem interferência religiosa em suas decisões políticas, são: Brasil, Estados Unidos, Japão, Canadá e Áustria. Os EUA como o primeiro país considerado como Estado Laico Constituição de 1787 e pela Emenda Constitucional de 1791. Ideia de Estado Laico é notório no período da Revolução Francesa (1789-1799). O Brasil é considerado um estado laico desde o ano de 1890. 

                  O Decreto 119-A, de 07.01.1890, que descrevia a separação definitiva entre Estado e a Igreja Católica Romana no Brasil. Apesar de estarmos falando da separação entre igreja e Estado, não quer dizer que o país não acredite em religiões.

                    Os estados ateus diferente do laico proíbem qualquer tipo de ligação entre os seus cidadãos e a religiosidade. 

                    Os Estados Confessionais as deliberações políticas sofrem interferência religiosa, mas os governantes são os responsáveis pela tomada de decisões. Os estados optam por uma ou mais religião oficial em suas nações. Apesar de estarmos falando da separação entre igreja e Estado, não quer dizer que o país não acredita em religiões. Os estados ateus diferente do laico proíbem qualquer tipo de ligação entre os seus cidadãos e a religiosidade.  

      Além de não possuírem crenças, os governantes fazem de tudo para combater essa prática as vezes na minha opinião extrema coercitividade fundamentalista. Exemplos de países ateus como; 

União Soviética, Cuba e Coreia do Norte e China que desenvolvem ações socialistas ou comunistas. 

             Não precisamos ir tão longe. Vejam as notícias e observam através de vídeos na internet o que acontecem com Cristãos e Muçulmanos na China "novo socialismo". Existem campos de " reeducação" em 3 níveis denunciado por exilados religiosos da minoria uigur da Região de Uigur na China e o governo combate ferozmente e coercitividade os muçulmanos e cristãos deste país.   A mídia não diz nada. Denúncia da BBC News. O Estado Confessional e o Estado Teocrático são duas vertentes.  A Dinamarca é o Cristianismo Luterano dão liberdade para os seus cidadãos escolherem as suas preferências religiosas e o país convivem bem com diversos muçulmanos.

                         A Arábia Saudita: O Islã.  A maioria da população é muçulmana. Aqueles que não demonstram a fé (que já são muçulmanos e renegam a fé), aqueles que vivem no país e professam outra religião devem pagar uma multa (Jazziya) e caso não paguem essa multa é crime de apostasia (renúncia de uma religião) ou mesmo aquele que pregar nas ruas é crime religioso. No Reino Unido- Cristianismo Anglicano permite que a Câmara dos Lordes (como o senado) seja composta por bispos anglicanos. Países teocráticos sofrem grandes influências da religião em suas decisões políticas. Essas influências podem ser diretas e a religião dita as regras do Estado; ou parciais, em que os governantes são controlados pelo clero, mas tem poder de escolha. O Vaticano pratica as orientações religiosas da Igreja Católica.

             O Brasil é Laico de forma pejorativa? Ao dar uma ideia para um colega sobre um certo assunto outro dia e explicando o porquê em certos países é assim devido ao tipo diferenciado de sociedade no caso de uma sugestão de cuidados familiares onde apresentei certos trechos do alcorão justificando aquela ação social, a resposta foi enfática: O Brasil é Laico!!! Lógico que o argumento convincente foi: “O que você pensa outros não podem aceitar o seu pensamento.” Isso porque ofereci uma sugestão de costume árabe. Eu repito: Uma sugestão de ideia. Quase cai da cadeira aqui. (risos).

                 A laicidade não é uma religião única disfarçadamente oculta dentro da Laicidade. E muito menos a Laicidade não é impedir um direito de expressão religiosa. "A laicidade é separação da religião de assuntos políticos e não algo coercitivo." (Mohammed Haziz, Kd Frases,2021).

Conforme o Código de Ética e Princípios Fundamentais/Lei 8.662 07.06.1993 do Serviço Social;

VII. Garantia do pluralismo, através do respeito às

correntes profissionais democráticas existentes e

suas expressões teóricas, e compromisso com o

constante aprimoramento intelectual;

 

XI. Exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.

 

É vedado ao/à assistente social:

c- utilizar recursos institucionais (pessoal e/ou

financeiro) para fins partidários, eleitorais e

clientelistas. (art.9°,Cap.II)

 

Constituem direitos do/a assistente social:

b- apoiar e/ou participar dos movimentos sociais

e organizações populares vinculados à luta pela

consolidação e ampliação da democracia e dos

direitos de cidadania. (art.12º,Cap.IV).

 

São deveres do/a assistente social nas suas

relações com os/as usuários/as:

b- garantir a plena informação e discussão sobre

as possibilidades e consequências das situações

apresentadas, respeitando democraticamente as

decisões dos/as usuários/as, mesmo que sejam

contrárias aos valores e às crenças individuais

dos/as profissionais, resguardados os princípios

deste Código;(art.5°,Cap.I)

 

                 Neste caso, quando em discussão de forma democrática sobre certo assunto de serviço social com um futuro colega de profissão ou seja com quem for da área de serviço social, sou um usuário (apesar de eu ser estudante de serviço social ainda), e sabendo que não sou formado, vale ressaltar que faço muita pesquisa, leio muito, me dedico demais para entender o terreno que estou pisando dentro do futuro trabalho de serviço social. Respostas vagas, pejorativas mesmo que não intencionais não devem ser levados em consideração, mas a qualidade do serviço social pode ficar em xeque quando se fundamenta algo que acredita ser, mas ainda o profissional não conseguiu ter uma visão tridimensional ou mesmo universal sobre as situações nas quais estão sendo discutidas.

                    É necessário que o Serviço Social se atente cada vez mais sobre as maneiras e formas de discussões argumentadas de forma mais neutras pois muitas vezes deixam de receber mais ideias e soluções para a sociedade como um todo. Saibam que tudo que são implementados dentro da sociedade ou para a sociedade pelo Serviço Social gera custos e despesas para a Rede Pública.

                E uma visão holística de 360° sobre certo tema pode fazer muita diferença para a Sociedade como um todo. Seja nas Redes Públicas Municipais, Estaduais e Federais. As vezes uma ideia de projeto de lei ou uma ideia de solução social pode gerar mais empregos para o Assistente Social. Quando se limita ao mundo das Associações de Classe ou mesmo nas Empresas Privadas, muitas vezes estas estruturas estão passando problemas financeiros e devido aos excessivos gastos ou certas despesas que sobrecarregam e acabam indiretamente não prestando um serviço de qualidade para quem merece ou necessita, seja em locais de exilados imigrantes, locais de proteção contra violência à mulher chamados de abrigos, sejam asilos de idosos, locais de abrigos de adoção de crianças, enfim. Tudo gera custo.

                  E não adiantam argumentar: “Sua ideia alguns podem aceitar outros não?” ou “O Brasil é Laico!” . Existe um pensamento que: “Argumentos vagos e sem fundamentos são como vasos vazios.” (Mohammed Haziz, 2021).

                 Não sabemos a quantidade de quantos podem aceitar ou não? Somente por deduções sem resultados estatísticos? Negar uma sugestão de ideia de um usuário é o mesmo que assassinar a profissão de serviço social. Nem tudo que achamos também pode ser o certo. Devemos aprender desde já como futuros profissionais e enquanto alunos de serviço social e futuras gerações estudantis em serviço social a saber a ouvir as necessidades e soluções da população que utiliza as Redes Municipais, Estaduais ou Federais.

                Uma ideia pode dar credibilidade para o Serviço Social e gerar mais empregos para os colegas que hoje mesmo com doutorado ainda estão sofrendo na fila de emprego. Hoje a pessoa pode ser pejorativa amanhã pode ser esta desempregada na fila, e perdeu a oportunidade de alavancar sua carreira por não dar ouvidos aos usuários cidadãos comuns, como eu. (Mohammed Haziz,2021).

             Não digo o que digo é melhor, mas pelo menos devemos aprender a ouvir, guardar a informação, e processar a informação, para com outros profissionais possam dar pareceres de argumentações cabíveis e respostas mais fundamentadas. A humanização deve ser levada em conta. Todo tipo de projeto deve passar sim por levantamentos e feitos artigos, depois artigo científico e depois podendo virar um projeto de lei. Isso que um assistente social deve fazer de verdade. Devemos aprender a ouvir, mesmo aquele inferior a você, pois a ideia não pode favorecer aquele que deu a ideia, mas pode favorecer quem recebeu aquela ideia e trabalhou, pesquisou e publicou nos anais de pesquisa em cima daquela ideia. Isso é solução de um verdadeiro assistente social.  Forte abraço e Waleikum Assalam a todos! Que a Paz e as bençãos de Deus estejam com todos vocês!

Referências Bibliográficas:

Sites pesquisado:

O Estado Laico ,consultado em 06.05.2021 às 06:06 PM.

The Anglican Religion , consultado para atualizar 08.05.2021 às 04:05 AM.

Ahmadiyya Muslim Mosques Around the World, pg. 184.

Mini Autobiografia;

                                      
Mohammed Haziz, 
 Muçulmano Sunita (2008, Brasil) 47 anos, Autor de mais de 900 pensamentos no Kd Frases, Jornalista Livre, Estudante em Bacharelado de Serviço Social-Unicesumar/PR, Estudante de Manutenção de Paz pelo Peace Operations Training Institute USA desde 2013 até o momento, Especialista em Direitos Humanos, Serviço Civil e Estudos Militares, OCGGM- Oficial Comandante de Guarda Mirim pela JWA/Brasil e mais de 320 cursos nacionais e internacionais, Embaixador de PAZ pelo Brasil (2017-2021) representou ONGs Internacionais em mais de 25 países. Premiações: 8ª Medalha de Ouro (2021) até o momento como Estudante Destaque nos EUA para o Brasil, Medalha de Bronze John Kennedy (2015), Jubileu de Prata da ANVFEB-SBC (2014).

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