terça-feira, 13 de dezembro de 2022

A Importância de Planejar uma Missão com Antecedência.

(Imagens: GNM,2010)


A Importância de Planejar suas Missões com Antecedência:

Estes dias eu resolvi ler um livro de Amyr Klink com o Titulo do livro: "Cem dias entre o Céu e o Mar" e estive pensando: 
Como ele conseguiu planejar sua viagem em alto mar partindo da Namibia para a Bahia fazendo um percurso de 7.000 Km ou 1.500 milhas naúticas???? Acredito que não foi fácil para ele, pois ficar à deriva em auto mar por 100 Dias e 9 horas é quase se tornar uma ponta de uma agulha num palheiro gigantesco. Então com alguns trechos da fala de Amyr Klink eu consegui analisar de onde ele possa ter tirado certas informações naúticas. Veja: Fui Militar do EB em 1992-93, Pelopes e Cozinheiro. Hoje sou Especialista em Estudos Militares, Estudos Policiais, Consciência de Genêro, Direitos Humanos, Logística Militar e Serviço Civil pelo Peace Operations Training Institute USA desde 2013 até hoje e mais 16 Medalhas de Ouro para o Brasil como Estudante Destaque em Manutenção de Paz ou Peacekeeping do Planeta. Fui Comandante Geral de Guardas Mirins (Subcomandante da Guarda Nacional Mirim em 2009-2010) e ensinava a garotada meios de sobrevivência com a apostila de sobrevivência do Exército Americano e técnicas de sobrevivência do Exército Brasileiro. Mas as técnicas que ele possa ter utilizado talvez seja bem rústico pois em 1984 a tecnologia ainda estava nascendo. Nesta época só existia o processamentos de dados e não havia windows ainda sendo que a Microsoft criou o Windows em 20.11.1985! Naquela época o Windows 1.0 era um software que tinha uma interface gráfica e não era um sistema operacional. Esta rodava sobre o MS-DOS e não tinha desktop como conhecemos hoje. O principal elemento da interface naquela epoca era um gerenciador de arquivos. Só dava para digitar numa tela escura, tinha cores verdes as letras e numeros e podia imprimir numa impressora eletrica as informações.( louco isso né?) Naquela época eu tinha apenas 11 anos de idade e na escola eu utilizava ainda a máquina de escrever para fazer o trabalho ou era feito em papel pautado e escrito tudo a mão. Hoje a garotada do século XXI chora para fazer um trabalho imaginem na nossa época? Era tudo feito à mão com caneta bic azul. Quem tinha trabalho feito datilografado era só quem podia mesmo. (Risos). Enfim, muito interessante estas informações para a Juventude do ano 2021. Vamos aos informes encontrados com os planejamentos naquela época remota já existia o 1°celular portátil: O Dynatec 8000x (aqui no Brasil apelidado de Tijolão) criado pela Motorola Dynatec e comprado nos EUA em 13.05.1984 por 4.000 USD. (Só quem podia mesmo). O primeiro celular tijolão só chegou aqui no Brasil em 1990-Motorola PT 550. Então Amyr Klink utilizou quase nada de tecnologia para cruzar o atlântico. A bordo de um pequeno barco, sem auxilio externo, sem velas e sem motor. Apenas Braço e mais braço. Ele utilizou programa alimentar em reidratava os alimentos com a agua do mar, o que gerou ganho logistico. Utilizou as estrelas e os astros para se orientar. Vamos aos fatos:

  1. Gerenciamento em Pesquisas Históricas Navais

  2. Gerenciamento de Risco e Segurança Marítima

  3. Gerenciamento de Marketing Pessoal

  4. Gerenciamento Oceanográfico

  5. Gerenciamento Cartográfico

  6. Gerenciamento Meteorológico

  7. Gerenciamento de Tempo

  8. Gerenciamento Emocional

  9. Gerenciamento Investigativa e Pesquisas

  10. Gerenciamento de Levantamento e Informações de Dados

  11. Gerenciamento de Engenharia Naval

  12. Gerenciamento de Gestão de Pessoas

  13. Gerenciamento Financeiro

  14. Gerenciamento Físico e Mental


I-Gerenciamento em Pesquisas e Históricos Navais

Amyr Klink estudou e planejou durante dois anos a história naval como ele descreveu: ” [...] que um dia deixaria para trás a ilha onde Napoleão perdeu a sua última batalha [...]‘’


II-Gerenciamento de Risco e Segurança Marítima

Amyr Klink estudou e planejou durante dois anos os riscos e a segurança marítima assim como disse no texto: ‘’[...] numa faixa larga, traçada dois anos antes pintada de vermelho, estava a minha segurança-certeza que o projeto era viável [...] mesmo um poderoso superpetroleiro é obrigado, às vezes, a desviar do seu caminho [...] como os antigos navegadores que, com suas velas quadradas, não podiam vencer ventos e correntes contrários e eram obrigados a aceitar os rumos ditados pelo vento [...]’’.


III-Gerenciamento de Marketing Pessoal

Amyr Klink planejou e fez marketing pessoal da viagem como ele mesmo comentou no texto: ” [...] que grande dia seria este! Que significativa vitória para mim! [...]” 


IV-Gerenciamento Oceanográfico

Amyr Klink planejou e estudou o gerenciamento oceanográfico como ele mesmo comentou no seguinte texto: “ [...] era importante contar com correntes, se não favoráveis [...] 


V-Gerenciamento Cartográfico

Amyr Klink planejou e estudou o gerenciamento cartográfico ‘’[...] Este estudo descartou, por exemplo, a hipótese de cruzar o Atlântico, de Serra Leoa ao Cabo Calcanhar, no Rio Grande do Norte, num percurso de apenas 1500 milhas náuticas (contra 3.700 do meu percurso) por uma região quente e relativamente tranquila. ”


VI-Gerenciamento Meteorológico

Amyr Klink planejou e estudou meteorologia e trigonometria esférica espacial além de astronomia:  ‘’[...] tendo como única propulsão um par de remos, o estudo de regime de ventos e correntes passava a ser fundamental. ”


VII-Gerenciamento de Tempo

Amyr Klink planejou e estudou o gerenciamento de tempo: ‘’ [...] impossível remar 24h por dia. [...] enquanto estivesse dormindo [...] roubando durante a noite o que eu ganhava, com muito esforço de dia, [...] 2 anos de estudos para viagem e operações [...]’’


VIII-Gerenciamento Emocional

Amyr Klink planejou e estudou o gerenciamento de emocional: ‘’ [...] em que não faltaram discussões apimentadas e dúvidas perturbadoras’’.

IX-Gerenciamento Investigativa e Pesquisas

Amyr Klink investigou e pesquisou de forma planejada o seu projeto: ‘’ [...] intermináveis investigações em bibliotecas e tratados da navegação também. [...]’’.

X-Gerenciamento de Levantamento e Informações de Dados

Amyr Klink tentou levantar informações de dados em 1984 onde informações navais eram precários ainda: ‘’ [...] o maior problema talvez tenha sido a escassez de dados de informações a respeito do assunto.’’

XI-Gerenciamento de Engenharia Naval

Amyr Klink tem conhecimento em Engenharia Naval: ‘’[...] as depressões do caminho mais longo bastaria um barco forte e bem estudado [...]’’

XII-Gerenciamento de Gestão de Pessoas

Amyr Klink gerenciou equipes para discutir sobre o assunto e pesquisa do seu projeto.

XIII-Gerenciamento Financeiro

Amyr Klink deve ter planejado recursos financeiros para seu projeto, investido em materiais e equipes simples e  planejamento de sobrevivência alimentar.

XIV-Gerenciamento Físico e Mental

Amyr Klink deve ter se preparado no seu físico e mental por meses antes de entrar no mar, numa situação ou operação de projeto em alto risco. A psicologia da sobrevivência deve estar alinhada em mais de 50% com o físico, pois é essencial em caso de risco de morte manter a calma numa situação de alto stress muito parecido com acidentes de aviões.

Conclusão: “Planejar suas missões baseados em conhecimentos técnicos com uma certa antecedência é transformar a missão impossível numa missão possível”. (Mohammed Haziz, kd frases,2021).

Referências Bibliográficas:

Amyr Klink, CEM DIAS ENTRE O CÉU E MAR, Rio de Janeiro, Ed. J.O-José Olympio Editora, 1985, 25ª Edição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário