Na verdade não foram apenas 3 (1947,1965 e 1975) mas foram 5 códigos de ética.
1947- O primeiro código de ética do serviço social
Totalmente caridade e voltado para igreja, conservadorismo e tradição filantrópica
1965- O segundo código de ética do serviço social (art7 e 8°).
Voltado para a igreja, burguesia e Estado, não visava o trabalhador somente mas o usuário. (proletariado era o agente social, trabalhava para o bem comum fazendo com que o trabalhador produzisse e obedecesse a burguesia e o Estado, para o bem comum ou individual).
1975- O terceiro código de ética do serviço social
art.5° inciso 2 alínea "d"- Esclarecer o "cliente" conservador, (hj usuário), O proletariado ou a parte subalterna obediência ao Estado e empresários, obrigados a trabalhar, visto como normal, trabalhava de forma neutra, não tinha sua opinião critica. Art.5º inciso 6 alínea A e B- fala sobre a classe subalterna obedece o Estado. Perfil na ordem capitalista. Era técnico cooperativa.
1986- O quarto código de ética- A Intenção de ruptura- Modernizadora, atualização do conservadorismo e a ruptura. Nova visão voltado para o trabalhador ou classe trabalhadora. vertente marxista.
1993- O quinto código de ética-Ruptura do tradicionalismo- ideologia politica em sua maioria socialista. A partir desta data o fazer do serviço social se torna democrático, principio da profissão e participativa na liberdade de escolha, equidade, liberdade, defesa, direitos sociais e humano, Emancipação acima de tudo. Inicio da Nova Ordem Societária a NOS com os mesmos preceitos e modos universalistas, pluralistas, democráticas, não conservador das Nações Unidas-ONU. Esse olhar critico e voltado para a melhoria dos usuários e luta pelo direito através da "New Vision" para a classe trabalhadora.
O Assistente Social "neutralista" não existe dentro deste novo processo ético-politico.
Muitas vezes é melhor ter um direita (se bem que não vai servir para muita coisa neste novo modelo de projeto ético politico do serviço social, pois é totalmente contraditório e antagônico em favor do neoliberalismo) Porém pode ajudar a melhorar o projeto ético politico, contra dispondo suas ideias conservadoras e individualistas assim para melhorar dentro do projeto etico politico e capacitação de entendimento para a Nova Ordem Societária.-NOS.
O assistente social de esquerda ou socialista- Tem tudo haver com o projeto ético politico neste sistema.
Independente de sua linha ideológica politica externa ao trabalho de serviço social (direita ou esquerda) tem que entender que dentro do serviço social em sua ética durante sua profissão estar voltado para o lado humano social, lado direito dos cidadãos, luta pela classe, não ser individualista, ter autonomia, proteger as pessoas desfavorecidas e não desanimem. Todos tem que defender os direitos humanos, independente do que for. E ainda muitos aqui vão questionar: O assistente social defende bandido? Pasmem! A resposta é sim! Se houve um problema social e sabendo que é um problema do Estado ainda a resolver, ainda que muitos dizem: Eu sou pobre mas não cometo crime. Horas! E quem disse que rico também não depende de benefícios do Estado como auxilio reclusão quando presos? Não estamos aqui julgando, não somos juízes, estamos aqui garantindo direitos seja para Juca Zeca e Zoca! Da mesma forma quando o Assistente Social é Perito Social. Deveria sempre fazer visitas agendadas (e não diligência surpresa), ser educado (e não coercitivo ou parcialista julgador), Ser imparcial (e não investigador ou julgador coercitivo)Ser autônomo (e não mandado por um Magistrado), Da mesma forma entender que assistente social procura trabalho (e não emprego), Os assistentes sociais em atividade ou não inclusive nós estudantes de serviço social devemos entender que quando estamos fora do mercado de trabalho não estamos fora do emprego e sim fora do trabalho. Entender que somos profissionais e não mais uma função qualquer. Entender como perito social por exemplo saber fazer laudos, saber escrever, saber conversar individual e em público, sempre especializar-se, estar inteirado nas novidades e não se limitarem dentro de um bacharelado. O mundo gira em 360° numa visão holística e não numa visão somente horizontal. O serviço social é amplo e necessita de pessoas que sigam a ética politica com respeito independente de sua religião, visão ideológica politica, social, familiar, conservadora ou não. Mas entender que o projeto ético politico dependerá somente de você em suas ações para os usuários que necessitam. Apesar de eu ser contra essa ideologia de "usuário" o projeto ético politico deveria mudar essa nomenclatura para "cidadão". Os "usuários" não são objetos que se usam, são seres humanos, não são apenas números sociais, são pessoas e todos os cidadãos brasileiros ou não, são cidadãos e não mais um número social. Entender que assistente social junto com seu projeto ético politico debaixo do braço poderá conquistar o mundo se quiser. Basta aceitar a respeitar e lutar pelos direitos daqueles que necessitam. (Mohammed Haziz,2021)
Mini Autobiografia;
Mohammed Haziz,
Nenhum comentário:
Postar um comentário