Assalamu Waleikum!
Que a Paz e as Bençãos de Deus estejam Convosco!
"Não sou um especialista para falar sobre as funções de gripes, somente médicos infectologistas entre outros profissionais especialistas tem à capacidade de falar os efeitos e funcionalidades da gripe COVID-19". (Mohammed Haziz,2020).
"Mas como Graduando de Serviço Social, a história das politicas de saúde pública e sobre os fatos que aconteceram, podemos opinar, com cautela e com as fontes confiavéis." (Mohammed Haziz,2020).
As pessoas não estão respeitando as recomendações das Politicas de Saúde:
"Hoje em dia eu vejo as pessoas sem cuidados básicos preventivos sejam nos onibus, trens ou metrôs. Nas ruas muitas aglomerações e descasos daqueles que podiam pensar nas suas familias e na sociedade. Isso não é uma questão de obrigação, mas uma questão de fé, respeito ao proximo e amor à vida." (Mohammed Haziz, 2020).
"A história está se repetindo igual à dos nossos bisavós descuidados da Gripe Espanhola de 1918". (Mohammed Haziz, 2020).
"O DESCUIDADO de um afetam aqueles que se CUIDAM". (Mohammed Haziz,2020).
Nestes tempos de Pandemia, exclusivamente da nova doença chamada Coronavirus, as pessoas não estão respeitando as recomendações governamentais de saúde. Parece que a história está se repetindo novamente. Uma história parecida aconteceu em 1918. Eu estava estudando sobre as grandes pandemias no Mundo e me deparei com situações e recomendações parecidas com a do inicio do seculo anterior. Percebendo que as histórias são muito parecidas inclusive as recomendações de saúde pública. Vamos ver?
A gripe Espanhola:
Durante os anos vindouros de 1918 à 1920 a gripe espanhola causou o terror no mundo. Porém acreditem! Exisitiam as fake news de 1918. Tomar caipirinha poderia matar o virus, ou comprar um carro importado evitaria pegar transporte público, ou ainda para "Exorcizar" o terror da gripe espanhola, fazem o carnaval de rua de 1919 inclusive com a marchinha: "o chá da meia noite". As pessoas desacreditavam das recomendações públicas. A falta de higiene naquela epóca não seria diferente nos dias de hoje. Sendo que as infra estruturas em meados inicio do seculo XX não diferencia os meados do seculo XXI. A virus coronavirus é um virus que se aloja em locais onde existe sujeira. A gripe espanhola não foi diferente. A única referencia hospitalar da época foi a Santa Casa de Miserircordia com todas as dificuldades da epóca. Mesmo assim foram massacrados pela opinião popular da época. Coveiros morriam por causa da contaminação dos mortos infectados. Muitas vezes a policia da epóca procuravam pessoas robustas e sadias para tentar ajudar nos enterros dos mortos. O Hospital do club atletico paulistano também sofreu com o recebimento de diversos doentes da época.
Mas a situação foi parecida:
Estabelecimentos foi fechado, aglomerações foram proibidas, ninguém podia frequentar as missas, metade da população paulista estavam doentes. Conversei uma vez com um médico do Instituto Pateur e ele disse: São Paulo foi sitiado, pessoas morriam maribundos nas ruas e beiras de calçadas. A Guarda Estadual e o Exército tiveram que controlar a entrada e saida da cidade. Muitos ricos foram para o interior e sobreviveram. Quem estavam na cidade infelizmente morreram.
Serviços Funerários:
Houve pane e caos. Morreram em São Paulo naquela época mais de 5000 mil pessoas de acordo com a historiadora Anna Ribeiro do grupo de pesquisa da USP escrito em seu artigo "Há Cem Anos".
Houve muita subnotificação e dados imprecisos da quantidade de mortos naquela ocasião.
Como chegou ao Brasil?
Através do Navio Demerara em 1918 que saiu de Liverpool da Inglaterra em 14 de setembro de 1918. Fez escalas em Lisboa, depois Recife, Salvador e no final Rio de Janeiro.
"O pânico faz cair a imunidade e suscetivel à doença da gripe espanhola". dizia os médicos da época.
Bancos:
Dividas foram postegardos e não podiam cobrar juros dizia o jornal da época.
Escolas:
Suspensas e todas as crianças foram aprovadas
Trabalhadores:
Leis fracas faziam os trabalhadores irem trabalhar e quando não voltavam mais...
Medicos e Enfermeiros:
Linhas de frente: Muitos foram contaminados na época.
Cuidados à população na época:
Conselhos da Inspetoria de Higiene:
(Imagens:Reprodução da internet sem fonte conhecida/Divulgação)
Sobre o Coronavirus. O que não podemos fazer?
Repetir em não praticar as prevenções de saúde do passado seria negligenciar o que nossos bisavós não fizeram. Por isso todos nós devemos seguir as recomendações do Minsitério da Saúde. Inclusive não se aglomerarem, ficarem em casa o máximo possivel. Higienizar sempre as mãos, roupas, rosto, etc.
Vejam o link abaixo sobre as recomendações do Ministério da Sáude:
Referenciais:
O que é Calamidade Pública, vamos entender?
O site Jus Brasil explica sobre o significado de Calamidade Pública:
O Senado Federal no artigo 136 da CF de 1988 explica:
Decreto Legislativo especificamente sobre o Coronavirus:
Estado de Transmissão Comunitária do COVID-19:
Outras Referencias:
Waleikum Assalam Wa Ramatullahi Wa Barakatuhu!
"Que a Paz e as Bençãos de Deus estejam Convosco!"
"Que a Paz e as Bençãos de Deus estejam Convosco!"
Visitem também:
Mini-Autobiografia de Mohammed Haziz
Biografia de Mohammed Haziz: Graduando em Serviço Social pela Unicesumar-PR, Pesquisador Educacional na Empresa Juvenile World Academy, Educador de Guardas Mirins do Brasil (Juvenile General Commander)-Peace Operations Training Institute-USA, (Especialista nas áreas: Militar e Serviço Civil), Jornalista, Profissional de Segurança Privada, Escritor de Diversos Blogs, Kd Frases & Pensador.
Visitem-nos também:
IRMANDADE DETETIVESCA
FALANDO DE EDUCAÇÃO COM MOHAMMED HAZIZ
JORNAL IRMANDADE DETETIVESCA
DIARIO HERMANDAD DETECTIVES PRIVADOS
INTERNATIONAL NOTICES GROUP
JOURNAL FRANÇAIS DETECTIVE PRIVÉ
SAHIFAT AL'IIKHWAN MIN ALMUBAHITH
Escrito por Mohammed Haziz
Desenvolvimento do conteúdo: Juvenile World Academy-JWA
_________________________________________________________________________________
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário